A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. A iniciativa pretende conscientizar as populações para a eficiência energética e para a necessidade de se aumentar o acesso à energia renovável, em todo o mundo. A energia solar e a energia eólica são dois exemplos. 2011 que está prestes a terminar e foi o Ano Internacional das Florestas.
De acordo com as Nações Unidas, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a fontes energéticas modernas. Três bilhões dependem de recursos da biomassa tradicional (derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis), como o carvão, para assegurarem atividades essenciais do seu dia-a-dia: preparação dos alimentos e aquecimento.

Os serviços de energia influenciam fortemente a produtividade, a saúde, a educação, a segurança alimentar e os serviços de comunicação. A falta de acesso à energia limpa e barata é uma barreira para o desenvolvimento socioeconômico e humano, advertem os peritos na matéria. A energia sustentável é também um aspecto destacado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, nomeadamente no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. Em 2012, líderes internacionais vão reunir-se, no Rio de Janeiro, Brasil, para o Rio+20, Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável.

No portal do projeto ainda é possível conferir o calendário de eventos que a ONU está preparando para a celebração do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

http://www.sustainableenergyforall.org/events

About Post Author

Deixe um Comentário