A prefeita em exercício de Nova Odessa, Salime Abdo, acompanhou a cerimônia de entrega simbólica do primeiro aquecedor solar para uma das famílias de baixa renda que serão beneficiadas com a doação gratuita do equipamento, em solenidade realizada hoje de manhã. A ação é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista. Nova Odessa é a primeira cidade da região a receber o programa. O investimento da Concessionária será de R$ 525 mil, beneficiando até 450 famílias.

“O Programa deve revolucionar a posturas das famílias beneficiadas com relação ao consumo de energia. A Prefeitura fica muito honrada em ser agraciada com este excelente programa da CPFL, um trabalho de responsabilidade social que está contribuindo para melhorar a qualidade de vida da nossa população mais carente”, disse a prefeita, parabenizando a iniciativa.

A princípio, Nova Odessa seria beneficiada com a doação de 100 aquecedores e 200 geladeiras, mas a CPFL aumentou este número. Serão fornecidos 150 aquecedores solares e trocadas 300 geladeiras de baixo consumo. As trocas e instalações dos equipamentos nas residências das famílias beneficiadas devem começar em novembro e serão realizadas pela própria concessionária, também gratuitamente.

Serão beneficiadas somente as famílias que possuam o NIS (Número de Inscrição Social) dos programas sociais dos governos Estadual e Federal, ou seja, que estejam inseridas no Cadastro Único. Em Nova Odessa , uma mesma casa poderá receber até mesmo os dois equipamentos, desde que a família esteja em situação econômica realmente desfavorável.

“Estou muito feliz em receber este aquecedor solar, que vai contribuir para diminuir o valor da minha conta de energia”, disse Luzinete Lima de Souza, uma das beneficiadas pelo Programa e que recebeu simbolicamente o aquecedor na manhã desta terça. “Estou feliz em ganhar uma geladeira nova e de baixo consumo”, disse Jeane Cristina Fermino, que também participou da cerimônia.

As instalações dos aquecedores e as trocas das geladeiras devem começar em novembro e serão realizadas por uma equipe especializada da própria concessionária, a partir de uma visita técnica social prévia, que estabelece se a família possui ou não os requisitos de caráter sócio-econômico e de infra-estrutura (se o teto da casa suporta o aquecedor), dentro dos padrões exigidos dos possíveis beneficiados, que também confirma se a família deseja receber o beneficio.

LÂMPADAS

Os beneficiados pelo aquecedor também poderão escolher até cinco cômodos de sua residência (que deverá ser própria) para as trocas de lâmpadas incandescentes por econômicas de 15 watts. No caso das geladeiras, as residências não precisam ser próprias e os beneficiados não recebem a troca de iluminação. Tanto as lâmpadas quanto as geladeiras antigas são recolhidas pela CFPL, que fica responsável pela destinação final adequada.

“É importante trazer para a população esse programa, que integra a CPFL e a comunidade. Queremos oferecer energia de qualidade e conforto com relação ao custo/consumo mensal”, disse Wilson Maldonado Júnior, gerente do Departamento de Recuperação de Receita durante a cerimônia.

Também participaram da entrega simbólica o gerente regional de Contas de Poder Público da CPFL Paulista, Giuliano Emanuel Vieira, o gerente de Divisão de Eficiência Energética, Luis Carlos Lopes Junior, e a orçamentarista da Prefeitura, Débora Zagui.

EFICIÊNCIA

O Programa de Eficiência Enérgica é desenvolvido junto às comunidades e órgãos públicos voltados para a utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e visa incentivar a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, além de contribuir na ampliação da consciência da sociedade.

Fonte: http://www.walterbartels.com/

About Post Author

Deixe um Comentário