Vender o equipamento é prejuízo certo e família pode ser excluída de benefícios
A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) está em alerta para evitar a venda dos equipamentos de aquecimento solar instalados nas 1.272 casas do Residencial Vista Bela (zona norte). Por enquanto, a Cohab afirma não ter casos de que algum aquecedor tenha sido retirado. Mas, diante do tamanho do residencial, a companhia acredita que é uma questão de tempo. “É o que ocorreu em várias cidades do País”, diz o presidente da companhia, João Verçosa. No comércio, o aquecedor solar é vendido por até R$ 3 mil.
No Residencial, várias famílias ainda têm dúvidas sobre como utilizar adequadamente o sistema de aquecimento. Quem entendeu o equipamento – formado por uma placa solar e um boiler onde a água permanece em aquecimento – vê as contas de luz despencar. “Bom demais. Tinha que ter é em todo lugar”, opina o desempregado Sidval Moreira, que mora com a esposa e dois filhos pequenos no Vista Bela e pelo segundo mês paga contas de energia entre R$ 10 e R$ 15 mensais. A família está inscrita em programas de baixa renda na Copel, que também ajudam a quase ‘zerar’ a fatura.
Na casa da aposentada Maria de Fátima, 56, “ninguém explicou nada”, conta ela – mas a família se virou para entender o sistema. “Falta aprender a regular melhor porque chega até a queimar a gente”, diz – a água superquente foi atestada pela reportagem. A conta da família ficou em R$ 65,26 – sem inscrição nos programas de baixa renda – e certamente seria acrescida em mais R$ 40, se o aquecedor solar não existisse.
“As famílias não podem perder o equipamento porque o chuveiro elétrico sempre foi o vilão da conta de luz”, reforça João Verçosa. “Vender ou estragar o aquecedor é prejuízo certo: pode aumentar os gastos com energia da casa e fazer com que a família seja excluída dos benefícios reservados para pessoas de baixa renda”, argumenta o presidente da Cohab. Verçosa afirma que a empresa Gelt, fabricante dos aquecedores, fez demonstrações de como usar o sistema e dá garantia para o equipamento em caso de problemas.
Os moradores podem procurar a própria construtora no local do empreendimento ou fazer uma denúncia à Cohab, caso haja recusa da manutenção ou ajuste do equipamento.
Fonte:http://www.jornaldelondrina.com.br
Todo equipamento precisa ser acompanhado de informaçoes sobre o uso e eficiencia
do sistema
Não pode a falta de informaçoes prejudicar o sistema de aquecimento solar