A ilha de Tokelau, integrada no arquipélago da Nova Zelândia, situado no Pacífico Sul, será a primeira nação em todo o mundo a ser alimentada exclusivamente por energia solar. A ação integra-se no programa “Tokelau Renewable Energy”.
A pequena ilha tem uma área total de 10 km² na qual habitam aproximadamente 1.400 pessoas. Constituída por três atóis, Fakaofo, Nukunonu e Atafu, Tokelau terá todas as suas necessidades de eletricidade satisfeitas por energia proveniente de painéis solares.
A empresa neozelandesa Powersmart Solar é a responsável pela instalação do sistema que substituirá o diesel pela energia de fonte renovável, refere o comunicado divulgado pelo governo neozelandês. O projeto iniciado no mês de Abril irá substituir os atuais sistemas de eletricidade por 4.032 painéis solares e 1344 baterias, de modo a distribuir energia consistente e de alta qualidade.
Neste momento, a ilha queima, diariamente, 200 litros de combustível, suficientes para gerar apenas entre 15 e 18 horas de eletricidade por dia. A instalação dos sistemas solares proporcionará um aumento de cerca de 150% em relação ao que Tokelau produz atualmente e reduzirá a emissões de 12 mil toneladas de dióxido de carbono a longo prazo, encaminhando aquela nação para a independência energética.
O equipamento a ser instalado foi concebido tento em conta as características da ilha. Desta forma, os sistemas estarão preparados para as temperaturas elevadas, a qualidade do ar e o risco de ciclones. O investimento no programa “Tokelau Renewable Energy” ronda os 5 milhões de euros, mas a ilha conseguirá poupar na importação de energia.
O sistema de energia solar de Tokelau deverá iniciar atividade no mês de Setembro, após uma cerimónia de inauguração. A instalação providenciará 24 horas de eletricidade diária e tornará esta ilha na primeira nação em todo o mundo a ser alimentada exclusivamente por energia proveniente do sol.