As mais de 19 mil placas fotovoltaicas instaladas às margens da BR-101, em Tubarão, no Sul catarinense, conseguem absorver a radiação solar e transformar em energia elétrica mesmo em um dia nublado. O início da operação completa do sistema da Usina Cidade Azul foi marcado por um evento nesta quarta-feira (20).

A usina pode produzir até três megawatts de energia em um dia de sol forte, produção que já está ligada à rede de distribuição. “A energia fotovoltaica, certamente, é uma das fontes de energia que veio para o Brasil e vai crescer. Ela está apenas iniciando no país”, disse o gerente do projeto, Maury Garret da Silva.

“A geração de energia solar fotovoltaica tem características diferentes de outras fontes de energia. Nela, os painéis recebem a radiação solar, geram energia em corrente contínua, vão para inversores, que transformam em energia alternada e depois vão para transformadores que elevam para a tensão que é entregue à Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina)”, informou o gerente.

Na unidade, funcionam três tipos de tecnologia de painéis. Segundo reportagem da RBS TV, a ideia é analisar a que melhor se adapta às condições climáticas do Brasil. O investimento do projeto é da ordem de R$ 56 milhões. A média anual de geração de energia é de 2,5 mil residências. “É um laboratório em escala real. São várias mini usinas dentro de uma única”, acrescentou.

Fonte:http://g1.globo.com/sc/

About Post Author

Deixe um Comentário