A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), instituição de desenvolvimento tecnológico vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), realizou a instalação de um poste de iluminação pública que utiliza energia solar.

O trabalho foi realizado pelo subgrupo de módulos fotovoltaicos do Núcleo de Materiais Solares, do Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos (SDO).

As atividades do grupo iniciaram-se em agosto, com o objetivo de desenvolver estudos e projetos para melhorias de módulos fotovoltaicos.

A primeira proposta foi a instalação de postes de iluminação pública para áreas pouco iluminadas do campus do Cetec como testes de aplicabilidade da tecnologia. O primeiro modelo foi instalado no jardim da entrada principal. A escolha do local aconteceu em virtude da incidência da luz solar, da necessidade de iluminação à noite e pela visibilidade na instituição.

O grupo de trabalho é composto por estudantes de Engenharia de Energia da PUC Minas e tem a liderança do professor Luís Guilherme Monteiro e do coordenador do SDO, o pesquisador José Roberto Branco. O trabalho utilizou um módulo fotovoltaico, dispositivo formado por um conjunto de células fotovoltaicas – responsáveis por converter luz solar em energia elétrica –, já disponível no Cetec.

O poste tem a capacidade de manter a iluminação durante um período de seis horas, além de ter autonomia de dois dias sem incidência de raios solares. Foram utilizadas lâmpadas fluorescentes compactas de 15W . Elas são acionadas automaticamente por um relé fotossensível, que identifica presença ou ausência de luminosidade.

O pesquisador José Roberto Branco destaca a importância do estudo acerca deste tipo de tecnologia. “Sendo o Brasil um dos dez países que mais consomem energia no mundo, só ele e a Rússia tem um uso inexpressivo de energia solar fotovoltaica”, afirma. Branco espera que essas ações do Cetec sirvam de estímulo para jovens empreendedores levarem o potencial desse tipo de energia para realizações no mercado.

A equipe agora planeja as próximas ações a serem desenvolvidas. “Recebemos o pedido de um novo poste. Já temos alguns locais em mente, e vamos decidir junto com a coordenação qual o mais indicado”, afirmou o estudante Luciano Vinti. Ele também explica que a iluminação por apenas seis horas foi uma escolha para manter um baixo custo e que é uma variável fácil de redimensionar.

José Roberto Branco ainda fala sobre outras aplicações da energia solar, como sistemas de carregamento de baterias variadas, a serem implementadas na instituição. “Assim, poderemos ter no Cetec alguns pontos para recarregarmos acumuladores de energia de forma praticamente gratuita”, afirmou. O grupo estuda o uso de módulos fotovoltaicos em aplicações como processos de bombeamento de água e irrigação para comunidades carentes e tratamento de efluentes.

Fonte:http://www.farolcomunitario.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário