O Instituto Una lançou, na manhã de sexta, dia 1 de julho, na Casa Una de Cultura, a Rede Nacional de Cooperação em Energia Solar Térmica – Rede Procel Solar.
Capitaneada pela Eletrobrás e coordenada, nacionalmente, pelo Instituto Politécnico do Centro Universitário Una, o Instituto Una lançou, na manhã desta sexta, dia 1 de julho, na Casa Una de Cultura, no Campus Aimorés, a Rede Nacional de Cooperação em Energia Solar Térmica – Rede Procel Solar.
A Rede Procel Solar visa à capacitação profissional em Universidades e Escolas Técnicas e apoio ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Segundo a coordenadora do projeto e professora do Instituto Politécnico da Una, Elizabeth Marques Duarte Pereira, o programa da Rede Procel Solar tem como meta formar 2 mil alunos em cinco anos. “Sete Centros de Capacitação, sendo um deles no Instituto Politécnico da Una, serão criados, inicialmente, em cinco regiões brasileiras, pelas Instituições integrantes do projeto”, afirma a professora.
O Programa de Capacitação vai ofertar vários cursos em diversas áreas, a serem divulgados amplamente para todos os alunos Una.
O projeto foi capitaneado pela Eletrobrás, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica- Procel e Una, a Rede Procel Solar integra a Fundação de Apoio à Escola Técnica- FAETEC/RJ, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Pará, Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza- CEETEPS, de São Paulo e a Universidade de Brasília- UNB.
Após a assinatura do protocolo de criação da Rede Procel Solar, a coordenadora do Projeto, professora Elizabeth Marques Duarte Pereira ministrou uma palestra sobre a criação e implantação do Programa. O Engenheiro Marcos Borges, do INMETRO também falou sobre a importância do Projeto para o Inmetro.
Pelo Centro Universitário Una participam do Projeto seis professores e sete universitários dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Controle de Automação.
Além da criação dos Centros de Capacitação, o Projeto conta ainda com laboratórios de testes, centro de divulgação e com o programa M&V- Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.
Professora Elizabeth explica que na prática a Rede fará a escolha de quatro conjuntos habitacionais do país para monitorar e acompanhar o uso de energia pelas famílias inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida.
Fonte:http://www.una.br/noticias/una-e-eletrobras-lancam-programa-inedito-850