Sistemas solares térmicos coletam a energia do sol e a convertem em calor. Este calor pode ser utilizada para aquecer a água ou o ar e também pode ser usado para resfriar água ou ar. Com esta imensa grama de aplicações, os sistemas solares térmicos se tornam cada vez mais adequados e aplicados em indústrias agrícolas e agro-alimentares.

Um caso de sucesso vem da India, da região de Gujarat. A empresa ACME Foods instalou em sua planta industrial uma usina de aquecimento solar como uma área de coletores de 72,6 metros quadrados para secar cerca de 500 kg de produtos agrícolas durante um dia normal de sol. A ACME processa uma grande variedade de agro-produtos:

– Frutas, como bananas, mangas, abacaxis e laranjas, etc
– Legumes, como tomates, cogumelos, brócolis, etc
– vegetais folhosos, como o coentro, hortelã, curry, etc
– especiarias, como o açafrão, pimenta e cardamomo, etc

O funcionamento da planta é simples: os coletores solares térmicos são utilizados para aquecer a água ou fluido térmico que então circula por um sistema de ventilação-convecção que aquece o ar fresco que desidrata os produtos armazenados em bandejas. A circulação de ar aquecido é cíclica e realizada até que os alimentos atinjam os níveis de umidade desejados.

A instalação do secador solar térmico renovável e reduziu a pegada de carbono da unidade de produção colocando a empresa como uma das primeiras a utilizar energias renováveis ​​como fonte de energia para a produção de geléias e alimentos secos. Este tipo de secagem ainda tem como vantagem manter as cores originais e valor nutricional das frutas e geléias que estão sendo produzidos.

Como é de se esperar nas aplicações solares térmicas, o sistema se tornou um ótimo investimento se pagando em um ano apenas com as economias que gerou. Foram aplicados 30.000 euros e a direção da empresa estava convencida de que a energia solar teria um papel maior a desempenhar na luta contra o aumento dos preços dos combustíveis.

Gujarat conta com mais de uma dúzia de sistemas de secagem solar para aplicações agrícolas. No geral, a secagem térmica solar ainda é uma tecnologia pouco utilizada em toda a Índia, considerando o fato de que 70% da força de trabalho do país está empregada em empresas relacionadas com a agricultura.

About Post Author

Deixe um Comentário