Em muitos países a energia solar fotovoltaica  vem sendo frequentemente integrada à envoltória e a coberturas dos edifícios, mas apesar do fato de que hajam muitos exemplos que mostram que a energia solar pode ser um elemento esteticamente neutro ou visualmente atraente na arquitetura os profissionais que pensam na arquitetura no Brasil ainda não incorporam a tecnologia na grande maioria dos projetos. Se bem aplicada a energia solar fotovoltaica aumenta o valor de uma edificação e produz inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Com o objetivo de levar os conceitos de projeto e ferramentas técnicas aos profissionais da arquitetura a Academia Solar está organizando um curso de projetos de energia solar fotovoltaica em Sâo Paulo entre os dias 14 e 18 de Março. Dentro do escopo do curso serão avaliados os principais requisitos necessários que devem ser cumpridos (critérios de projeto para projetos fotovoltaicos de boa qualidade), a fim de produzir uma integração solar bem sucedida.
Hoje a energia solar  não é considerada automaticamente como um material indispensável na arquitetura e é por isso que não se dá a devida importância ao quão bem ela é integrada à arquitetura mas isto tem e pode mudar em breve pois o crescimento da energia solar no mundo inteiro é exponencial e um dos pilares da nova economia mundial é tornar todo patrimônio imobiliário um microgerador de energia elétrica, comenta Carlos Café, instrutor da Academia Solar( Grupo AEVO).
Como pensar, dimensionar, simular, instalar e cuidar dos sistemas de energia solar fotovoltaica? Quais os resultados econômicos e ambientais de cada projeto? No curso organizado pela Academia Solar, os alunos serão desafiados a compartilhar suas experiências construindo um conhecimento colaborativo em um mercado novo que cresce exponencialmente em todo planeta. Com carga horária de 20 horas, o curso aborda, de forma inovadora, temas importantes para projetar uma instalação de micro geração solar fotovoltaica conectada à rede e suas interações com o planejamento e integração às diferentes edificações.
As inovações tecnológicas e de negócios bem como as regulamentações serão abordadas em vários aspectos: exigências técnicas, procedimento de ligação, compensação e normatização – o curso já incorpora as exigências da nova resolução 687, de 24 de novembro de 2015 que altera a Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, que permite a todo cidadão e empresa produzir sua própria energia.
“Estamos preparando uma nova geração de prossumidores de energia que descortinarão um futuro em que todas as casas, edifícios, empresas e comunidades gerarão energia suficiente para atender às suas necessidades energéticas, possibilitando inclusive autonomia completa em relação aos sistemas convencionais de energia”, explica Carlos Café, instrutor e fundador da Academia Solar.
As inscrições para o curso podem ser realizadas no site: https://studioequinocio.com.br/cursos/
INFORMAÇÕES:
Local:
Sinduscon -SP
Rua Dona Veridiana, 55, Santa Cecilia, São Paulo, SP.

Apoio:

Data:
14/03/16 a 18/03/16 (segunda a sexta)

Horários:
Turma – 18h30 às 22h30

Investimento :
R$ 800,00 (oitocentos reais) – valor líquido
Política de descontos (comprovantes devem ser enviados) :
R$ 650,00 – Estudantes e associados ao SASP- valor líquido

About Post Author

Deixe um Comentário